Matrícula

Proposta Educacional

Desenvolver a capacidade de aprendizagem, utilizando como meios as mais diversas formas de conhecimento cognitivo. Compreender o ambiente natural, social, politico e cultural no qual se integra de forma ativa, expressando-se com diferentes linguagens (verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal), para comunicar emoções, ideias e valores, de maneira a permitir estabelecer relações que envolvam a identidade social, vivenciando valores no cotidiano escolar, a fim de favorecer a prática da cidadania.

DIFERENCIAIS

ESTUDO ORIENTADO

Nossos educandos adquirem o hábito do estudo, sempre no mesmo horário e fazendo suas tarefas escolares com a professora. Dessa forma, estarão vivenciando o respeito a um ambiente de estudo com êxito, diferindo do clássico estudo em véspera de avaliações.

EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA

Didática aplicada na implantação do ensino moral educativo, proporcionando uma aprendizagem direcionada na transmissão de conhecimentos, na participação da sociedade, na interação com o outro, compartilhando objetivos comuns, no sentido de transformá-lo num aprendiz participativo.

ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL

Realizada pela nossa Nutricionista, a qual assessora e desenvolve atividades com foco em conscientizar os nossos alunos a respeito da importância de se manter uma alimentação saudável e balanceada, incentivando sempre o hábito de ingerir frutas, legumes e verduras todos os dias.

AULAS DE ETIQUETA

As regras de etiqueta podem ser entendidas como um conjunto de princípios ou normas que adotam boa educação e bom comportamento. Essas regras definem boas maneiras e bons costumes, tornando a vida cotidiana mais harmoniosa e servindo como um indicador social. O aprendizado, entendimento e aplicação dos princípios definidos pela etiqueta colaboram fortemente no desenvolvimento e crescimento pessoal do indivíduo.

LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS

É através de uma aprendizagem mais dinâmica e investigativa que estimulamos as competências e habilidades cognitivas e motoras dos nossos alunos. Nosso laboratório de ciências atua na melhoria da prática do ensino. Muito mais que um recurso pedagógico, esse ambiente educacional se configura como um dos melhores investimentos no processo de desenvolvimento acadêmico.
A partir do manuseio de seus equipamentos e instrumentos, sempre com orientação e supervisão do professor, os alunos colocam em prática as informações vistas na sala de aula, o que facilita e estimula o aprendizado. O resultado é a fácil compreensão e assimilação da disciplina.

CLUBE DE XADREZ

O nosso foco é oferecer conhecimento e experiência em cooperação com outras disciplinas, conseguir tais êxitos em grupo, como um todo no auxílio didático-pedagógico e vislumbrar uma imagem positiva, seja isso tanto no campo cognitivo e ético, quanto na formação em caráter geral do aluno.

MULTITECA

A educação para obter um ensino mais eficiente, aperfeiçoou novas técnicas didáticas.
Dentre essas técnicas temos o lúdico, um recurso didático, dinâmico e prazeroso. Através de jogos pedagógicos, ocorre o estímulo de várias inteligências (espacial, corporal, musical, linguística, lógica, interpessoal e interpessoal) permitindo que o aluno se envolva em tudo que esteja realizando de forma significativa.

EDUCAÇÃO FÍSICA

O trabalho desenvolvido no ensino fundamental é voltado para inserção de pequenos e grandes jogos ligados à iniciação esportiva. Nesse momento, os alunos começam a entender a importância de aprender e respeitar regras, trabalhar em grupo, desenvolver estratégias, perder e/ou ganhar, etc. As atividades proporcionam um amplo repertório motor, além do conhecimento sobre diversos esportes que poderão ser praticados por toda vida. A prática da atividade física é extremamente importante para auxiliar na qualidade de vida e no bom desenvolvimento dos nossos alunos.

Grade Educacional

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO 1° ANO

LÍNGUA PORTUGUESA

– Escrita do próprio nome e dos colegas com auxílio do Varal de Letras;
– Identificação das letras do alfabeto e progressivamente o traçado da letra bastão;
– Leitura e memorização de pequenos textos;
– Exercício da oralidade com trabalho em duplas e em grupos;
– Conceito de sílaba, grafema e fonema ao escrever palavras.

MATEMÁTICA

– Escrita dos algarismos comparando quantidades;
– Formas geométricas planas básicas (quadrado, retângulo, triângulo e círculo);
– Grandezas e medidas (idade, dias da semana, termômetro);
– Gráfico de barras;
– Sequências numéricas, contagem e numeração (aproximando-se de 100);
– Ideias relativas a adição, subtração e divisão o simples;
– Cédulas e moedas do Real;
– Períodos do dia e leitura de hora inteira.

CIÊNCIAS SOCIAIS

– Higiene corporal e alimentação saudável;
– Diferença entre a forma de vida atual e a de antigamente;
– Vida marinha e cuidados para sua conservação;
– Planisfério para identificar oceanos e continentes;
– Situação dos dinossauros na era Geológica;
– Reconhecimento do mapa político do Brasil e os estados onde foram encontrados os fósseis dos dinossauros;
– Estudar o problema do lixo e seu reaproveitamento;
– Riscos de consumir água não tratada e como funciona o filtro de água;
– Definição de água potável e a conscientização da economia de água;
– Surgimento e evolução das Olimpíadas.

ARTES

– Diferenciar cores quentes e frias;
– Perecepção de como artistas retratam as estações do ano;
– Técnicas do Teatro de Sombras;
– Compreender vibração e ondas sonoras trabalhando em grupo canções;
– Desenhos com linhas horizontais, verticais e cruzadas;
– Execução de formas geométricas simples;
– Técnicas da aquarela.

BILÍNGUE

– O programa BE BILINGUAL é inteiramente focado no desenvolvimento social e pessoal de nossos alunos, respeitando os pilares da educação;
– A cada bimestre os alunos trabalham com temas atualizados, sempre de uma maneira globalizada respeitando cada faixa etária;
– Aulas 100% em Inglês, além de salas de aulas modernizadas e totalmente equipadas. Nossos alunos contam também com todos os outros ambientes da escola para explorar nas atividades Bilíngues;
– Games, projetos e dinâmicas serão trabalhados com o fundamental I, preparando-os para o teste de CAMBRIGDE, aplicado no final de cada módulo – totalizando 3 testes, um a cada final do ciclo acadêmico –, o primeiro sendo no 5°ano;
– Facilitando para os alunos que desejam fazer faculdade no exterior, o teste é totalmente gratuito;
– A Educazione Integrata, com a sua excelência de sempre em parceria acadêmica com UNO INTERNACIONAL, é a certeza de um futuro brilhante para o seu filho.

TRABALHOS INTERDISCIPLINARES

– Invenções como produto da criatividade humana e sua mudança ao longo tempo;
– Descoberta sobre os dinossauros, entender o que são fósseis e aonde se localizam;
– Conhecer e fazer uso da alimentação saudável;
– História do Circo, os espetáculos e seus artistas.

ITALIANO

1. Ciao!
– Ciao. Addio. Ciao.
– Qual è il tuo nome? Sono …
– Il mio colore preferito …
– Qual è il colore …? Suo ..
– Quanti …?
2. Lo spettacolo scolastico
– Quanti anni hai? Sono …
– Chi è questo? Questo è il mio …
– Ben fatto!
3. Il picnic
– Ho avuto ..
– Per favore
– Grazie / Grazie
– Passami …
– Ecco tu!
– Il mio preferito!
4. L’armadio del giocattolo
– Dov’è il mio …?
– È qui. Non è qui.
– Inserisci il …. lontano!
– Il mio turno / tuo turno
– È fatto di …
5. Presso l’azienda agricola
– mi piace …
– Non mi piace …
6. Nel parco
– Posso / non posso …
– Puoi …? Si No
– Può …
7. Nuovi vestiti
– Sto indossando …
– Che cosa hai?
– Qual è il tempo?
8. Casa
– Dove …?
– È / lei è nel …
– Qual è il colore …?
– Posso aiutare?

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO 2° ANO

LINGUA PORTUGUESA

– Escrever alfabeticamente;
– Separação de sílabas simples e complexas;
– Escrita de frases separando as palavras;
– Melhora da fluência de leitura.
– Pontuação do diálogo e uso dos parágrafos;
– Letras maiúsculas em início de frases e nomes próprios;
– Usos do R e RR; G e J; N, NH e LH;
– Leitura respeitando a pontuação para fins de compreensão e expressividade;
– Reconhecer características de notícias e legendas;
– Plurais, masculino e feminino;
– Funcionamento geral da Concordância Verbal e Nominal (empírico);
– Introdução a classificação das palavras (Substantivo, Verbo, Adjetivo e Artigo);
– Tempos verbais.

MATEMÁTICA

– Sequência de números naturais;
– Dobro, metade, meio, diferença, dúzia, par e ímpar;
– Adição e Subtração: ideias básicas e cálculos;
– Formas geométricas e espaciais.
– Cotidiano (dinheiro, compras, sistema monetário brasileiro);
– Grau Celsius, Litro e Quilograma;
– Problemas com as quatro operações;
– Pesquisa Estatística.

CIÊNCIAS

– Partes do corpo humano e alimentação;
– Respiração e processos respiratórios;
– Sangue como distribuidor de nutrientes e gás oxigênio para o corpo;
– Classificação de animais terrestres e aquáticos;
– Classificação dos animais de acordo com a sua alimentação (onívoros, carnívoros e herbívoros);
– Estudo dos vegetais;
– Ciclo de vida dos seres vivos;
– Importância dos recursos naturais;
– Estado físico dos materiais: sólido, líquido e gasoso;
– Máquinas simples: polia, alavanca e plano inclinado.

GEOGRAFIA

– Nome, sobrenome e famílias;
– Representação posicional do corpo: frente e costas, direita e esquerda;
– Conceito de paisagens urbana, rural e litorânea;
– Conceitos de trânsito e ponto de referencia;
– Compreender o conceito de cidadania;
– Casa, moradia e planta baixa.

HISTÓRIA

– História pessoal e tempo de infância;
– Diferença das famílias do presente e do passado;
– Diversos tipos de moradia do presente e do passado;
– Diferença entre as escolas atuais e do passado;
– Festas e tradições da cultura brasileira.

ARTES

– Elaborar criações artísticas com base em tema discutido;
– Perceber-se como Criador Artístico;
– Identificar as diferenças entre objetos dimensionais e tridimensionais;
– Técnica de modelagem em papel machê;
– Manusear materiais diversos e exercitar a criação de tintas usando elementos naturais;
– Classificação das cores em Primárias, Secundárias e Terciárias;
– Compreender a utilização das cores e a sua expressividade a partir da obra do artista Van Gogh;
– Compreender a utilização das linhas na obra do pintor Caribé;
– Compreender o repertório cultural brasileiro nas obras de Tarsila do Amaral.

ITALIANO

1. DALL’APE ALLA ZEBRA (Conoscere l’alfabeto)
2. OGNUNO AL SUO POSTO (Conoscere e utilizzare l’ordine alfabetico)
3. DOVE LE METTIAMO? (Completare la conoscenza dell’alfabeto con le lettere straniere)
4. CHI L’HA SCRITTO? (Comprendere brevi testi informativi; scrivere messaggi)
5. GIOCHI CON LE LETTERE (Discriminare vocali e consonanti; operare sostituzioni, cancellature e aggiunte di vocali e consonanti.)
6. TANTI CARATTERI (Conoscere e utilizzare i diversi caratteri di scrittura.)
7. CA/CO/CU – CIA/CIO/CIU (Discriminare e utilizzare il suono dolce e duro della C.)
8. CE /CI – CHE/ CHI (Discriminare e utilizzare i suoni ce/ci, che/chi e cie)
9. SCA/SCO/SCU – SCHE/SCHI (Discriminare e utilizzare il suono SC)
10. SCE/SCI –SCIE (Discriminare e utilizzare il suono SC)
11. GA/GO/GU – GIA/GIO/GIU (Discriminare e utilizzare il suono duro e il suono dolce della G)
12. GE/GI – GHE/ GHI (Discriminare e utilizzare i suoni ge/gi e ghe/ghi)
13. LA FRASE (Comprendere e produrre brevi frasi.Distinguere la frase dalla non frase)
14. AL PARCO (Leggere le immagini per produrre un testo descrittivo-narrativo; rispondere a domande-stimolo)
15. SOGGETTO (Identificare il soggetto in una frase)
16. PREDICATO (Identificare il predicato in una frase)
17. FRASE MINIMA (Riconoscere e produrre frasi minime)
18. FRASE RICCA (Arricchire la frase minima e produrre frasi espanse)
19. AL MERCATO (Ampliare il lessico relativo a un ambiente;collegamenti con matematica (pensiero razionale))
20. GLI ARTICOLI (Conoscere e utilizzare gli articoli determinativi.Conoscere e utilizzare gli articoli indeterminativi)
21. IN SPIAGGIA (Leggere le immagini per produrre un testo descrittivo-narrativo; rispondere a domande-stimolo)
22. AGGETTIVI QUALIFICATIVI (Conoscere e utilizzare gli aggettivi qualificativi)
23. I CONTRARI (Conoscere, utilizzare e produrre gli aggettivi contrari)
24. I VERBI (Conoscere e utilizzare i verbi in modo opportuno: PRESENTE , PASSATO E FUTURO) : ESSERE/AVERE utilizzare i tempi fondamentali del verbi essere e avere.
TANTI AUGURI! (Scrivere un biglietto di invito con le necessarie informazioni)

BILÍNGUE

– O programa BE BILINGUAL é inteiramente focado no desenvolvimento social e pessoal de nossos alunos, respeitando os pilares da educação;
– A cada bimestre os alunos trabalham com temas atualizados, sempre de uma maneira globalizada respeitando cada faixa etária;
– Aulas 100% em Inglês, além de salas de aulas modernizadas e totalmente equipadas. Nossos alunos contam também com todos os outros ambientes da escola para explorar nas atividades Bilíngues;
– Games, projetos e dinâmicas serão trabalhados com o fundamental I, preparando-os para o teste de CAMBRIGDE, aplicado no final de cada módulo – totalizando 3 testes, um a cada final do ciclo acadêmico –, o primeiro sendo no 5°ano;
– Facilitando para os alunos que desejam fazer faculdade no exterior, o teste é totalmente gratuito;
– A Educazione Integrata, com a sua excelência de sempre em parceria acadêmica com UNO INTERNACIONAL, é a certeza de um futuro brilhante para o seu filho.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO 3° ANO

LINGUA PORTUGUESA

– Escrever alfabeticamente;
– Separação de sílabas simples e complexas;
– Escrita de frases separando as palavras;
– Melhora da fluência de leitura.
– Pontuação do diálogo e uso dos parágrafos;
– Letras maiúsculas em início de frases e nomes próprios;
– Usos do R e RR; G e J; N, NH e LH;
– Leitura respeitando a pontuação para fins de compreensão e expressividade;
– Reconhecer características de notícias e legendas;
– Plurais, masculino e feminino;
– Funcionamento geral da Concordância Verbal e Nominal (empírico);
– Introdução a classificação das palavras (Substantivo, Verbo, Adjetivo e Artigo);
– Tempos verbais.

MATEMÁTICA

– Sequência de números naturais;
– Dobro, metade, meio, diferença, dúzia, par e ímpar;
– Adição e Subtração: ideias básicas e cálculos;
– Formas geométricas e espaciais.
– Cotidiano (dinheiro, compras, sistema monetário brasileiro);
– Grau Celsius, litro e quilograma;
– Problemas com as quatro operações;
– Pesquisa Estatística.

CIÊNCIAS

– Partes do corpo humano e alimentação;
– Respiração e processos respiratórios;
– Sangue como distribuidor de nutrientes e gás oxigênio para o corpo;
– Classificação de animais terrestres e aquáticos;
– Classificação dos animais de acordo com a sua alimentação (onívoros, carnívoros e herbívoros);
– Estudo dos vegetais;
– Ciclo de vida dos seres vivos;
– Importância dos recursos naturais;
– Estado físico dos materiais: sólido, líquido e gasoso;
– Máquinas simples: polia, alavanca e plano inclinado.

GEOGRAFIA

– Nome, sobrenome e famílias;
– Representação posicional do corpo: frente e costas, direita e esquerda;
– Conceito de paisagens urbana, rural e litorânea;
– Conceitos de trânsito e ponto de referencia;
– Compreender o conceito de cidadania;
– Casa, moradia e planta baixa.

HISTÓRIA

– História pessoal e tempo de infância;
– Diferença das famílias do presente e do passado;
– Diversos tipos de moradia do presente e do passado;
– Diferença entre as escolas atuais e do passado;
– Festas e tradições da cultura brasileira.

ARTES

– Elaborar criações artísticas com base em tema discutido;
– Perceber-se como Criador Artístico;
– Identificar as diferenças entre objetos dimensionais e tridimensionais;
– Técnica de modelagem em papel machê;
– Manusear materiais diversos e exercitar a criação de tintas usando elementos naturais;
– Classificação das cores em Primárias, Secundárias e Terciárias;
– Compreender a utilização das cores e a sua expressividade a partir da obra do artista Van Gogh;
– Compreender a utilização das linhas na obra do pintor Caribé;
– Compreender o repertório cultural brasileiro nas obras de Tarsila do Amaral.

ITALIANO

1. L’ALFABETO (Conoscere l’alfabeto e l’ordine alfabetico)
2. IL DIZIONARIO (Conoscere e utilizzare il dizionario)
3. CA/CO/CU-CIA/CIO/CIU Conoscere e utilizzare il suono duro e il suono dolce della C)
4. CE/CI/CIE-CHE/CHI (Conoscere e utilizzare il suono duro e il suono dolce della C)
5. GA/GO/GU-GIA/GIO/GIU (Conoscere e utilizzare il suono duro e il suono dolce della G)
6. GE/GI-GHE/GHI Conoscere e utilizzare il suono duro e il suono dolce della G)
7. SCA/SCO/SCU-SCIA/SCIO/SCIU (Conoscere e utilizzare il suono duro e il suono dolce della SC)
8. SCE/SCI/SCIE -SCHE/SCHI (Conoscere e utilizzare il suono duro e il suono dolce della SC)
9. GLI/LI/GL (Discriminare e utilizzare il trigramma GLI e i suoni GL e LI)
10. GN/NI (Discriminare e utilizzare il digramma GN e il suono NI)
11. CU/QU Discriminare e utilizzare CU/QU)
12. CQU/QQ (Discriminare e utilizzare CQU/QQ)
13. I NOMI (Distinguere nomi di persona, di animale e di cosa)
14. COMUNI E PROPRI (Conoscere e utilizzare i nomi comuni e i nomi propri)
15. LA STREGA SUPREMA (Descrivere una persona)
16. MASCHILI E FEMMINILI (Conoscere e utilizzare nomi maschili e femminili)
17. SINGOLARI E PLURALI (Conoscere e utilizzare nomi singolari e nomi plurali)
18. COLLETTIVI (Conoscere e utilizzare i nomi collettivi)
19. CONCRETI E ASTRATTI (Discriminare e utilizzare nomi concreti e astratti)
20. PRIMITIVI E DERIVATI (Discriminare e utilizzare nomi primitivi e derivati)
21. COMPOSTI (Conoscere e utilizzare i nomi composti)
22. UN SALUTO DA…(Descrivere un paesaggio utilizzando i connettivi spaziali appropriati)
23. C’E/C’ERA (Utilizzare e scrivere correttamente C’È/C’ERA)
24. CI SONO/C’ERANO (Utilizzare e scrivere correttamente)
25. HO/O/OH (Discriminare e utilizzare HO/O/OH)
26. HAI/AI/AHI (Discriminare e utilizzare HAI/AI/AHI)
27. HA/A/AH (Discriminare e utilizzare HA/A/AH)
28. HANNO/ANNO (Discriminare e utilizzare HANNO/ANNO)
29. DENTRO LA FAVOLA (Comprendere e produrre una favola)

BILÍNGUE

– O programa BE BILINGUAL é inteiramente focado no desenvolvimento social e pessoal de nossos alunos, respeitando os pilares da educação;
– A cada bimestre os alunos trabalham com temas atualizados, sempre de uma maneira globalizada respeitando cada faixa etária;
– Aulas 100% em Inglês, além de salas de aulas modernizadas e totalmente equipadas. Nossos alunos contam também com todos os outros ambientes da escola para explorar nas atividades Bilíngues;
– Games, projetos e dinâmicas serão trabalhados com o fundamental I, preparando-os para o teste de CAMBRIGDE, aplicado no final de cada módulo – totalizando 3 testes, um a cada final do ciclo acadêmico –, o primeiro sendo no 5°ano;
– Facilitando para os alunos que desejam fazer faculdade no exterior, o teste é totalmente gratuito;
– A Educazione Integrata, com a sua excelência de sempre em parceria acadêmica com UNO INTERNACIONAL, é a certeza de um futuro brilhante para o seu filho.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO 4° ANO

LINGUA PORTUGUESA

– Recontar por escrito uma história de medo apresentada oralmente;
– Travessões e variantes na introdução do discurso direto;
– Aspectos temáticos, composicionais e linguísticos dos contos de medo;
– Situação de comunicação do gênero (oral e escrita);
– Narrador em 1ª e em 3ª pessoa;
– Onomatopeia;
– Modo imperativo;
– Palavras homônimas;
– Pares de homônimos imperfeitos;
– Sufixo – oso/-osa;
– Criar por escrito uma história de medo;
– Apresentar oralmente uma história de medo;
– Elaborar uma entrevista em grupo;
– Criar um roteiro turístico-cultural da cidade em que se vive;
– Futuro do pretérito;
– Uso de vírgula em enumerações;
– Pares de homônimos com o fonema /s/;
– Sufixo – ês/esa;
– Gênero reportagem;
– Paragrafação;
– Substantivos próprios e comuns;
– Substantivos simples e compostos;
– Concordância verbal;
– Linguagem formal e informal;
– Sufixos -ção /-são;
– Gênero canção;
– Gênero carta de solicitação;
– Uso do S/Z na formação do diminutivo;
– Adjetivos e locuções adjetivas;
– Conjugação dos verbos no presente do indicativo;
– Uso dos sufixos –ez/-eza;
– Pronomes de tratamento;
– Acentuação gráfica e tonicidade: oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas;
– Gênero: crônica narrativa;
– Discurso direto e discurso indireto;
– Adjetivos , Advérbios e Locuções Adverbiais;
– Verbos nos pretéritos perfeito e imperfeito;
– Acentuação de proparoxítonas e oxítonas terminadas em a; e; o; em; seguidas ou não de s;
– Linguagem formal e informal;
– Sufixos -ês/-esa;
– Gentílicos e sufixo -ense;
– Elementos da narrativa: clímax;
– Verbos dicendi (de dizer);
– Gêneros: fábula e história em quadrinhos;
– Marcadores temporais;
– Sentido literal e sentido figurado;
– Expressões populares;
– Verbos nos pretéritos perfeito e imperfeito;
– Palavras parônimas;
– Adjetivos e locuções adjetivas;
– Classe de palavras: Advérbio, Substantivo, Adjetivo e Verbo;
– Monotongação e ditongação;
– Ditongo e hiato;
– Regularidades de uso: SS, C e Ç;
– Linguagens formal e informal: gírias;
– História em quadrinhos: tipos de balões;
– Sinais de pontuação: travessão, reticências e exclamação;
– Linguagens verbal e não verbal;
– Onomatopeia;
– Reescrita de uma fábula em forma de gênero discursivo: texto de divulgação científica (definição e
– características);
– Situação de produção e de comunicação do gênero texto de divulgação científica;
– Futuro do presente dos verbos terminados em -ar, -er e -ir;
– Plural no presente do verbo ter;
– Travessão;
– Reticências;
– Parênteses;
– Uso de por que e porque;
– Gênero discursivo: lenda;
– Situação de produção e comunicação do gênero lenda;
– Poema: verso e estrofe;
– Coesão lexical;
– Uso do pretérito perfeito e do mais–que-perfeito;
– Substituição do pretérito mais-que–perfeito por locuções verbais;
– Representação dos sons /z/, /x/ e /s/ depois de ditongo;
– Uso de marcadores espaciais;
– Elipse;
– Concordância verbal e concordância verbo-nominal;
– Acentuação em palavras com as letras I e U (em hiato) sozinhas na sílaba tônica, ou seguidas de S;
– Metáfora e comparação.

MATEMÁTICA

– Números e operações;
– Nosso sistema de numeração;
– Números “grandes”;
– Retomada das técnicas de cálculo aprendidas;
– Abordagem inicial da técnica de cálculo habitual da divisão;
– Significados operatórios; operação inversa;
– Cálculo mental e estimativas;
– Espaço e forma;
– Conceituação de polígono;
– Construções de triângulos e quadriláteros;
– Deformação e ampliação de formas geométricas;
– Grandezas e medidas;
– Dias, meses e anos;
– Uso de unidades de medida: litro, quilograma etc.;
– Tratamento da informação;
– Estimativas;
– Dados numéricos;
– Uso de vocabulário matemático;
– Retomada;
– Algoritmo habitual da divisão;
– Frações;
– Operações inversas;
– Cálculo mental, incluindo as tabuadas;
– Problemas convencionais ou não: estratégias de resolução;
– Espaço e forma;
– Corpos redondos;
– Polígonos: construção e propriedades;
– Simetria e assimetria;
– Vistas e mapas;
– Origens e uso do dinheiro;
– Medidas de comprimento e perímetro;
– Tratamento da informação;
– Criação de texto sobre Matemática;
– Interpretação de gráficos de linhas (ou segmentos);
– Pesquisa estatística de gráfico de barras;
– Algoritmo habitual da multiplicação;
– Algoritmo habitual da divisão;
– Números decimais (décimos);
– Problemas do dia a dia (medidas, lucro e prejuízo etc.);
– Milhões;
– Frações de quantidades;
– Cálculo mental e estimativa;
– Espaço e forma;
– Quadriláteros;
– Mosaicos;
– Ângulos: ângulo reto;
– Mapas e itinerários;
– Grandezas e medidas;
– Hora, minuto, segundo;
– Quilograma, grama, quilômetro, metro, capacidade, temperatura;
– Uso no dia a dia;
– Relação com os números decimais;
– Leitura de Números decimais: décimos, centésimos, escrita por extenso, comparação, adição e subtração, relação com medidas;
– Cálculos com e sem calculadora; cálculo mental;
– Espaço e forma;
– Paralelas e perpendiculares;
– Polígonos e diagonais; quadriláteros;
– Áreas e perímetros;
– Problemas com medidas de uso frequente, expressas por números decimais;
– Possibilidades;
– Interpretação de tabelas;
– Tabela e gráficos relativos a experimentos aleatórios, interpretação e construção de gráficos de linhas.

CIÊNCIAS

– Os alimentos;
– A dieta saudável;
– Digestão e sistema digestório;
– As etapas da digestão;
– A respiração e o sistema respiratório;
– A circulação e o sistema cardiovascular;
– O sistema urinário;
– Os animais precisam de energia;
– A reprodução dos animais;
– As plantas precisam de energia;
– As plantas se reproduzem;
– As bactérias;
– Os fungos;
– Decomposição;
– O ecossistema;
– Relações alimentares;
– Interações entre os seres vivos;
– Outras relações entre os seres vivos;
– Matéria e suas propriedades;
– Transformações da matéria;
– Energia;
– A luz;
– A luz e os corpos;
– O calor;
– Eletricidade;
– O circuito elétrico;
– Os ímãs e o magnetismo;
– A relação entre eletricidade e magnetismo.

GEOGRAFIA

– O Sistema Solar e a Terra;
– O interior da Terra;
– Oceano e terras emersas;
– Globo terrestre e mapas;
– Localizando-se na Terra;
– Movimento de rotação da Terra;
– Movimento de translação da Terra;
– Estados e regiões;
– A população brasileira;
– A formação da população no período colonial;
– A vinda dos imigrantes;
– A natureza altera o relevo;
– A ação humana modifica o relevo;
– O relevo brasileiro;
– Rios e regiões hidrográficas;
– Os tipos de rio e seu aproveitamento;
– As zonas climáticas do planeta Terra;
– Os tipos de clima do Brasil;
– O aquecimento do planeta Terra;
– Tipos de vegetação do Brasil;
– A destruição da vegetação original;
– O que é recurso natural;
– Recursos minerais, vegetais e hídricos;
– A transformação dos recursos naturais;
– A necessidade de preservar o ambiente.

HISTÓRIA

– Antigos povos indígenas do Brasil;
– Hábitos e cultura dos povos indígenas;
– Primeiros contatos entre índios e portugueses;
– Em busca de riquezas;
– Navegar, uma grande aventura;
– Uma longa viagem;
– Diferentes povos no continente africano;
– A cultura africana;
– O comércio dos europeus na África;
– A ocupação da terra;
– A vida nos engenhos coloniais;
– Os holandeses invadem o Brasil;
– Os primeiros povoados;
– A vida nas pequenas povoações coloniais;
– Os franceses invadem a Baía de Guanabara;
– A pecuária no Nordeste açucareiro;
– As atividades dos vaqueiros e dos fábricas;
– O gado na região Sul;
– A conquista de terras e riquezas;
– A busca pelos índios;
– O domínio do interior;
– As atividades dos tropeiros;
– Fazendo negócios;
– Os caminhos percorridos.

ARTES

– A Cia. de Dança Márcia Milhazes e sua relação com as artes visuais;
– As diferenças entre as artes visuais e as artescênicas;
– Os cenários de Beatriz Milhazes;
– O móbile: escultura que une forma, cor e movimento;
– O uso de materiais diversos na criação de esculturas;
– A vida e a obra do artista Alexander Calder;
– A diversidade cultural e o conceito de cultura;
– A arquitetura maia e a indiana;
– A dança tradicional indiana Kathakali;
– Leitura de imagens: esculturas maias e indianas;
– Modelagem com argila;
– O uso das cores nas imagens;
– O círculo cromático;
– As cores complementares;
– Leitura de imagens: os quadros de Paul Gauguin;
– A vida e a obra de Paul Gauguin;
– A composição da imagem;
– As propriedades do som: vibração, timbre, intensidade, altura;
– A classificação das vozes: grave e aguda;
– O selo Palavra Cantada;
– Leitura de imagens: a relação entre música e imagem;
– A vida e a obra de Marc Chagall;
– Os esboços e as anotações no processo de criação;
– A técnica do desenho da figura humana;
– Os desenhos de Michelangelo Buonarroti;
– Os desenhos digitais de Osvaldo Piva;
– O volume e a profundidade no desenho;
– As formas geométricas simples;
– A vida e a obra de Paul Klee;
– A técnica da aquarela;
– Leitura e apreciação de imagem: o uso das cores e das formas;
– A criação de mosaicos geométricos;
– Inspirando-se em Paul Klee;
– As danças regionais brasileiras;
– A dança do fandango;
– A dança do carimbo;
– A dança do coco;
– Leitura de imagem: “Os gaúchos”, de Candido Portinari;
– A vida e a obra de Candido Portinari;
– Dança típica da região onde o aluno vive;
– A família como tema na arte;
– A música “Irmãozinho”, do selo Palavra Cantada;
– A composição na escultura;
– A vida e a obra de Júlio Guerra;
– Figuras em argila ou massa de modelar;
– As máscaras da sociedade Geledé;
– A sociedade tradicional africana ioruba;
– As características estéticas das máscaras africanas;
– A simetria e a assimetria das formas;
– A pintura marinha;
– “Morena do mar”, de Dorival Caymmi;
– A vida e a obra de José Pancetti;
– Técnica de pintura marinha;
– A arte de Frans Krajcberg;
– A trajetória artística de Frans Krajcberg;
– Objetos bidimensionais e tridimensionais;
– A composição das tintas naturais: pigmento, resina, aditivo;
– O conceito de relevo e impressão em arte;
– O teatro grego;
– Gêneros dramáticos: comédia e tragédia;
– Leitura dramática de trecho da peça E agora, Rei Papudo?, de Walther Moreira Santos;
– A arte grega: pintura, cerâmica, escultura e mitologia.

ITALIANO

1. ALFABETO E DIZIONARIO (Conoscere e usare correttamente l’ordine alfabetico; saper ricercare la forma base di una parola sul dizionario)
2. SUONI DOLCI E DURI DELLA C Consolidare le convenzioni ortografiche: c; SUONI DOLCI E DURI DELLA G Consolidare le convenzioni ortografiche: g; CU/QU/GU – CQU/CCU/QQU Consolidare le convenzioni ortografiche: i gruppi cu, qu, gu, cqu, ccu, qqu; SCE/SCI/SCIE Consolidare le convenzioni ortografiche: sce, sci, scie; GLI/LI – GN/NI Consolidare le convenzioni ortografiche: gli, li, gn, ni; S/SS/SIONE – Z/ZZ/ZIONE Consolidare le convenzioni ortografiche: s, z;
3. LE DOPPIE (Usare correttamente gruppi consonantici semplici e doppi)
4. LE SILLABE (Dividere le parole in unità sillabiche)
5. L’ACCENTO (Cogliere la funzione dell’accento nelle parole tronchee nei monosillabi)
6. L’APOSTROFO (Usare correttamente l’apostrofo con la funzione di elisione o di troncamento)
7. E-E – È (Discriminare e usare correttamente e/è)
8. C’EÈ/CE/C’ERA/CERA (Effettuare l’elisione del “ci” davanti alle voci verbali di essere che iniziano con “e”)
9. AGGETTIVI
9.1. IL COMPARATIVO (Distinguere e formare i gradi dell’aggettivo qualificativo: il comparativo
9.2. IL SUPERLATIVO (Distinguere e formare i gradi dell’aggettivo qualificativo: il superlativo)
9.3. FORME SPECIALI (Identificare e usare le forme particolari di comparativo e superlativo)
9.4. AGGETTIVI POSSESSIVI (Identificare e usare gli aggettivi possessivi)
9.5. AGGETTIVI DIMOSTRATIVI (Identificare e usare gli aggettivi dimostrativi)
9.6. AGGETTIVI INDEFINITI (Identificare e usare gli aggettivi indefiniti)
9.7. AGGETTIVI NUMERALI (Identificare e usare gli aggettivi numerali)
9.8. INTERROGATIVI ED ESCLAMATIVI (Identificare e usare gli aggettivi interrogativi ed esclamativi)
10. PRONOMI
10.1. PRONOMI PERSONALI (Riconoscere e usare correttamente i pronomi personali (soggetto e complemento))
10.2. POSSESSIVI E DIMOSTRATIVI (Riconoscere e usare correttamente i pronomi possessivi e dimostrativi)
10.3. INDEFINITI, INTERROGATIVI, ESCLAMATIVI (Riconoscere e usare correttamente i pronomi indefiniti, interrogativi ed esclamativi)
10.4. I PRONOMI RELATIVI Riconoscere e usare correttamente i pronomi relativi.
11. VERBI
11.1. VERBI (Identificare, classificare e usare i verbi)
11.2. I VERBI AUSILIARI (Distinguere la funzione (ausiliare o propria) dei verbi essere e avere)
11.3. IL MODO INDICATIVO Conoscere e coniugare correttamente i tempi semplici e composti del modo indicativo)
11.4. IL MODO CONGIUNTIVOConoscere e coniugare correttamente i tempi semplici e composti del modo congiuntivo.
12. PRODUZIONE
12.1. IL GATTO NERO (Riconoscere il punto di vista dell’autore)
12.2. IL CANE DEI VICINI (Saper ampliare un testo)
12.3. LA PERFIDA BIANCANEVE (Saper rielaborare un testo in modo creativo)
12.4. ALLO ZOO (Saper ridurre un testo con il metodo della cancellazione)
12.5. GIOCHÀ (Collegare le sequenze di un racconto al corrispondente titolo)
12.6. MANITÙ FABBRICA L’UOMO (Individuare le sequenze di un racconto e assegnare a ognuna un titolo)

BILÍNGUE

– O programa BE BILINGUAL é inteiramente focado no desenvolvimento social e pessoal de nossos alunos, respeitando os pilares da educação;
– A cada bimestre os alunos trabalham com temas atualizados, sempre de uma maneira globalizada respeitando cada faixa etária;
– Aulas 100% em Inglês, além de salas de aulas modernizadas e totalmente equipadas. Nossos alunos contam também com todos os outros ambientes da escola para explorar nas atividades Bilíngues;
– Games, projetos e dinâmicas serão trabalhados com o fundamental I, preparando-os para o teste de CAMBRIGDE, aplicado no final de cada módulo – totalizando 3 testes, um a cada final do ciclo acadêmico –, o primeiro sendo no 5°ano;
– Facilitando para os alunos que desejam fazer faculdade no exterior, o teste é totalmente gratuito;
– A Educazione Integrata, com a sua excelência de sempre em parceria acadêmica com UNO INTERNACIONAL, é a certeza de um futuro brilhante para o seu filho.